Neste artigo:

O que é albumina | Albumina para que serve | Funções da Albumina | Tipos de Albumina | Como Tomar | Informação Nutricional | Alimentos com Albumina

Suplementos:

Saltos | Neo Nutri | Midway | Probiótica | Body Action | Integralmédica

O que é a Albumina

A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).

A Albumina é ideal para praticantes de musculação e outros esportes que requerem força. A albumina é muito prática. Você pode mistura-la em shakes a seu gosto e facilmente obter a quantidade de proteína que deseja na refeição. Além disso, se você está fazendo uma dieta rica em proteínas, a albumina torna a dieta mais fácil porque você não precisará ficar comendo carnes o tempo todo.

Albumina da clara de ovo:

A albumnia da clara do ovo pasteurizada. Devido à sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais nas quantidades e proporções ideais, a albumina é reconhecida como a mais rica proteína animal, sendo fundamental para o crescimento e regeneração muscular. É indicada para pessoas cujo objetivo é o aumento de massa muscular ou para pessoas cujas dietas possuam grandes quantidades de proteína.

Albumina para que serve

A Albumina é a proteína da clara do ovo, e já vem sendo utilizada por muitos anos por atletas de elite, praticantes de musculação e fisiculturismo, por ser uma proteína de alta qualidade. Atletas utilizam grandes quantidades desta proteína através do consumo de ovos, alguns insistem em consumir a claro do ovo crua. Ocorre que a clara do ovo pode fazer mal a saúde, se consumida desta maneira, por possuir eventualmente bactérias indesejáveis. Outro problema de consumir albumina através da clara do ovo crua, é que desta maneira, outros nutrientes do alimento inibem a absorção de uma vitamina do complexo B, a biotina, umas das substâncias responsáveis por fornecer energia ao organismo. Por este motivo, o consumo de ovos crus foi sendo substituído por suplementos a base de albumina, bem mais concentrados e sem nenhum risco a saúde.

—————————————————————————————————————-

A albumina é:

  • Principal proteína do plasma sanguíneo, é sintetizada no fígado, pelos hepatócitos.

A reposição de albumina é usada, na medicina, em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves. Uma pessoa com queimaduras do terceiro grau em 30 a 50% do seu corpo necessitaria de 600 gramas de albumina. São necessários 10 a 15 litros de sangue para extrair-se essa quantidade de albumina. Também pode ser usada para recuperação de pessoas submetidas a cirurgias plásticas tipo lipo-aspiração, pois, a albumina ajuda a desinchar.

A concentração normal de albumina no sangue animal fica entre 3,5 e 5,0 gramas por decilitro, e constitui cerca de 50% das proteínas plasmáticas. Outro grande grupo de proteínas presentes no plasma são as globulinas. A albumina é fundamental para a manutenção da pressão osmótica, necessária para a distribuição correta dos líquidos corporais entre o compartimento intravascular e o extravascular, localizado entre os tecidos. A membrana basal do glomérulo renal, permite a filtração glomerular da albumina, mas isso em quantidade mínima não chegando fazer parte da urina, devido estas albuminas acaberem sendo reabsorvida pelos túbulos contorcidos proximaais dos néfrons. Na glomerulonefrite a permeabilidade desses glomérulos as proteínas aumentam a ponto de muitas delas não conseguirem ser reabsorvidas por completo fazendo com que muitas delas acabem fazendo parte da urina sendo por ela eliminadas. O diagnóstico dessa doença pode ser feito por um exame simples de urina que verifica a presença ou não de albumina na urina.

Como Tomar

Primeiramente você pode utilizar a albumina ou qualquer outro tipo de alimentoprotéico de 3 em 3 horas ou até mesmo de 2 em 2 horas, isso vai depender do seu objetivo e disponibilidade de grana claro, mas lembre-se, quanto mais poderem se manter em estado anabólico, maior chance de resultados, então não vamos pecar na alimentação e suplementação.  Quanto à quantidade a ser consumida, vocês sabem que vai do objetivo de cada um, mas a recomendação é de aproximadamente 2g até 3g /Kg para o total de proteína da dieta somando-se suplementos e alimentos (nesse post eu explico como calcular).

Funções da Albumina

  • Manutenção da pressão osmótica.
  • Transporte de hormônios tiroideais.
  • Transporte de hormônios lipossolúveis.
  • Transporte de ácidos graxos livres.
  • Transporte de bilirrubina não conjugada.
  • União competitiva com ions de cálcio.
  • Controle do pH.

Causas da deficiência de albumina

  • Insuficiência hepática: Por diminuição da produção.
  • Desnutrição.
  • Síndrome nefrótica: Por permitir sua excreção urinária.
  • Transtornos intestinais: Perda na absorção de aminoácidos durante a digestão (levando à desnutrição) e perda por diarréias.
  • Enfermidades genéticas que provocam hipoalbuminemia (muito raras).

Tipos de albumina

  • Seroalbumina: é a proteína do soro sanguíneo.
  • Ovoalbumina: é a albumina da clara do ovo.
A Ovoalbumina, proteína majoritária do ovo, possui propriedades antigênicas resistentes à desnaturação térmica, é termo-estável.
  • Lactoalbumina: é a albumina do leite.

Tabela nutricional Albumina

Porção: 14g (1 colher de sopa) Quantidade por porção
Valor Calórico 54 Kcal
Carboidratos < 1 g
Proteínas 11g
Gorduras Totais 0g
Fibras Alimentares 0g
Gorduras Saturadas 0g
Gorduras Trans 0g
Fibras Sódio 179mg

Minerais (por 100g) de Albumina:

cálcio 62mg
ferro 0,15mg
magnésio 88mg
fósforo 111mg
sódio 1280mg
zinco 0,1mg
cobre 0,11mg
manganês 0,01mg
potassio 1125mg

Vitaminas (por 100g) de Albumina:

Vitamina B12 mcg
Vitamina A 0 IU
Tiamina 0,01mg
Piridoxina B6 0,04mg
Ácido Fólico 18 mcg
Niacina 0,87mg
Riboflavina 2,53mg
Ácido Pantotênico 0,78mg

Aminoácidos (por 100g) de albumina:

Alanina 4,68g
Arginina 4,41g
Ácido Aspártico 8,25g
Cistina 2,1g
Ácido Glutâmico 10,77g
Glicina 2,84g
Histidina 1,83g
Isoleucina 4,58g
4,58 g 6,84
Lisina 5,22g
Metionina 2,79g
Fenilalanina 4,74g
Prolina 3,15g
Serina 5,59g
Teorina 3,69g
Triptofano 1g
Tirosina 3,15g
Valina 5,19

Alimentos ricos em albumina

O principal alimento que contém grande quantidade desta proteína é a clara de ovo, mais podemos encontra-la em outros alimentos como a batata onde a proteína tem até um valor biológico mais alto que a do ovo e da carne, mais claro seria necessário a ingestão de uma quantidade maior.

Suplementos de Albumina

Albumina Saltos

A Albumina Salto´s se destaca no mercado nacional e quem conhece o produto relata ela ser a melhor entre todas, por ser pura e não ser adicionado outros ingredientes para melhorá do seu sabor e assim o produto é feito somente de clara do ovo em pó, tem a desvatagem de não possuir um sabor agradavel mais lhe trás a segurança de estar adquirindo um produto de qualidade e que vai lhe garantir a quantidade de proteína que você necessita para sua suplementação em proteínas, o sabor pode ser melhorado, é só usar a sua criatividade e adicionar sabores como com suco clight, ou então chocolate em pó.

Cada 14gr possui:  11 gr de proteínas e <1 gr de carboidratos

Albumina Probiótica

 

A Super Albumina Probiótica é fundamental para o crescimento e regeneração muscular;

Permite que você facilmente obtenha a quantidade de proteína de alta qualidade que deseja na refeição.
Cada 20gr possui:  8 gr de proteínas e 10 gr de carboidratos

Albumina Integralmédica

 

O Albumix Plus possui perfeita combinação de Albumina, Whey Protein (proteínas de alto valor biológico) e Maltodextrina. Fornece um excelente perfil de aminoácidos essenciais (sem a presença de aminoácido limitante) e proporciona o aproveitamento total das proteínas do produto. Apresenta um ótimo balanço de aminoácidos essenciais e não essenciais, sendo fonte natural dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), muito importantes na geração local de energia e na hipertrofia muscular. Além disso, fornece vitaminas e minerais, essenciais para uma maior resistência física.

O Albumix Plus é indicado para pessoas que necessitam de uma reposição eficiente de proteínas como praticantes de fisiculturismo, levantamento de peso, atletismo, triathlon, maratonas, futebol, lutas, entre outros. É indicado também para esportistas e atletas de nível intermediário e/ou profissional. Ajuda no ganho de massa muscular e recuperação pós-treino.

Cada 20gr possui:  14 gr de proteínas e 4 gr de carboidratos

Albumina Neo Nutri

ALBUMINA da NeoNutri, é um suplemento protéico composto por clara do ovo pasteurizada e desidratada e maltodextrina. O produto é isento de gorduras e cada porção fornece 8 gramas de proteína. Albumina da NeoNutri está disponível em quatro sabores e pode ser consumida diariamente em até duas porções nos intervalos entre as principais refeições e/ou logo após os treinos.

Cada 20gr possui:  8 gr de proteínas e 10 gr de carboidratos

Albumina MidWay

 

ALBUMINA MIDWAY é elaborado com a clara do ovo pasteurizada e desidratada, que é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, rica em aminoácidos.

É indicado para praticantes de modalidades esportivas diversas e para a complementação de dietas ricas em proteínas.
Cada 20gr possui:  9 gr de proteínas e 9 gr de carboidratos

Albumina Body Action

 

A Albumin W-Tech é a Superior combinação entre a proteína da clara do ovo pasteurizada e desidratada (albumina) e a proteína concentrada do soro do leite (Whey Protein). Essa interação entre proteínas de alto valor biológico fazem do Albumin W-Tech um produto de altas concentrações de aminoácidos ligados por peptídeos naturalmente ricos em BCAA’s, importantíssimos na geração local de energia e também no aumento e manutenção da massa muscular.

Cada 30gr possui:  24 gr de proteínas e <1 gr de carboidratos