Ameixa seca:

A ameixa seca, e portanto concentrada, é indicada para pessoas que desenvolvem trabalhos musculares, porque é altamente energética, fornecendo grande quantidade de calorias. A ameixa fresca é ideal no combate a hemorróidas. Para combater a prisão de ventre “intestino preso”, coloca-se ameixas secas de molho em um copo de água à noite. Logo na manhã seguinte tanto as ameixas como essa água devem ser ingeridas em jejum. Esse tratamento deve ser repetido por vários dias.

A ameixa é recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo. Consumida em excesso, pode irritar os rins. É rica em vitaminas do Complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. Além disso são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.

ameixa seca

ameixa seca

As ameixas também têm um papel importante na protecção do coração. A fibra solúvel ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, e a sua elevada quantidade de potássio regula a pressão arterial. As ameixas são ricas em ferro e contêm boas quantidades de niacina, betacaroteno e vitamina B6, junto com cobre e boro.

Por causa de sua alta taxa de Fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza geral, principalmente quando há debilidade cerebral.

A ameixa fresca fornece, em cada 100 gramas, 47 calorias