Assim sofre o seu cérebro quando você parar de treinar | Estratégia

Uma barriga cada vez mais volumosa, não é a única coisa ruim que acontece quando você pular os treinos. “São ativadas mais células cerebrais quando fazemos exercício que quando estamos fazendo qualquer outra coisa”, comenta John Ratey, professor de psiquiatria clínica de Harvard.

Em seguida contamos-lhe de que forma é que sofrem as suas capacidades mentais quando você pular o ginásio:

1. Seu estado de ânimo cai

Diversas pesquisas sugerem que o cardio pode ser tão eficaz para aumentar o seu estado de espírito, como os antidepressivos prescritos.

O seu corpo produz endorfinas -umas hormonas que fazem você se sentir bem – quando se faz exercício, juntamente com outras substâncias químicas que induzem a felicidade como a serotonina, a dopamina, a norepinefrina, os endocannabinoides (produtos químicos próprios de nosso corpo, como os da maconha). E muitos outros.

É mais, uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine sugere que treinar ativa a produção de proteínas chamadas myokines, que podem ajudar a proteger o cérebro da depressão induzida por estresse.

Assim, quando você deixar de fazer exercício, perder a afluência destes reforços do bom humor. E você pode acabar se sentindo um aumento anímico.

De fato, quando 40 atletas regulares deixaram de trabalhar durante duas semanas, em uma prova do estado de ânimo que media a depressão, a tensão e a raiva obtiveram piores resultados que os que continuaram a trabalhar, segundo um estudo na Psychosomatic Medicine.

2. Sua memória pode vacilar

Quando pesquisadores da Universidade de Maryland, examinaram os cérebros de atletas mais velhos, eles descobriram que o fluxo sanguíneo para o cérebro -especialmente no hipocampo, uma estrutura envolvida na aprendizagem e na memória- diminuiu significativamente depois de um hiato de 10 dias.

“Neste estudo, a redução do fluxo sanguíneo não estava ligada a nenhuma diminuição da função cerebral”, diz o autor do estudo Afonso. “Mas outras pesquisas têm associado o menor fluxo sanguíneo ao hipocampo com o declínio cognitivo leve e doença de Alzheimer“, diz.

Pode ser que a diminuição do fluxo sanguíneo faça com que seja mais difícil aprender ou desenvolver novas memórias, diz a Devi Nampiaparampil, médico de gestão da dor na NYU Langone Medical Center.

Além disso, um novo estudo na Cell Metabolism sugere que quando você parar de trabalhar seu corpo também produzir menos de uma proteína chamada catepsina B, que foi relacionado com a melhora da memória.

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3. Serás menos agudo e engenhoso

Em um estudo da Finlândia, os cientistas estudaram a 10 pares de gêmeos do sexo masculino idênticos ejercitaban regularmente. Um gêmeo de cada par se manteve ativo, trabalhando duas vezes por semana, enquanto que o outro é exercido menos.

Após três anos, os gêmeos mais ativos têm mais matéria cinzenta -tecido cerebral-chave para processar a informação – que seus gêmeos, menos trabalhados.

O exercício fortalece todas as suas áreas de tecido cerebral, incluindo a matéria cinzenta, afirma o Dr. Ratley. Isso faz com que seu cérebro seja mais resistente ao estresse e ao envelhecimento.

Então, se você deixa de treinar, a tua matéria cinzenta pode sofrer uma pausa, cenário potencial para ter problemas de processamento de informação e pensamento crítico.

4. Você terá problemas de concentração

Uma revisão da pesquisa publicada no British Medical Journal concluiu que até mesmo as rajadas curtas de exercício de 10 a 40 minutos conduzem a um reforço imediato da concentração.

Este “empurrão” é, ao menos em parte, devido ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro. Os pesquisadores também especulam que pode relacionar-se com os níveis mais altos de diversos produtos químicos no sangue, como as endorfinas e certos hormônios que mantêm o seu cérebro em alerta máximo.

Em suma, quando você deixa de fazer exercício, o fluxo sanguíneo e estes produtos químicos descem, possivelmente, deixando-o com uma diminuição de sua atenção.

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