Assim te ajudar a mudar os seus hábitos | MH Top Trainer

Me chamo Carlos Andreu. Eu tenho 21 anos e sou o Top Trainer de Men’s Health. Sou estudante de Nutrição Humana e Dietética na Universidade de Valência e eu amo tudo relacionado com o desporto, a saúde e a alimentação voltada para a melhoria do desempenho desportivo.

Decidi participar do concurso Top Trainer de Men’s Health, porque sinto-me muito identificado com os valores relativos ao estilo de vida que propõe a revista, e sempre tinha sentido admiração por todo o trabalho e esforço que implica em levar adiante um projeto tão grande como este.

Ser o Top Trainer de Men’s Health implica saber como treinar de forma adequada e como usar a alimentação e os suplementos desportivos em seu favor. E é isso que vou tentar de que fôsseis a partir de agora, nesta nova seção de Men’s Health.

Alimentação simples e saudável

A alimentação no meu caso é muito simples; escolher alimentos saudáveis e geralmente ricos em fibras e proteínas, de modo que isso me ajude a me manter saciado por muito tempo. A base da minha alimentação são as frutas, os legumes, a carne e o peixe. São alimentos que eu gosto e que me permitiram manter-me em um déficit calórico, algo necessário para perder gordura e poder preparar as fotos que enviei para o elenco Top Trainer.

Quanto aos suplementos desportivos, eu usei shakes de proteínas, comprimidos de cafeína de forma pontual e monohidrato de creatina. Os shakes de proteínas dão à minha dieta esse toque doce que eu gosto tanto e, além disso, não contêm açúcar, e da creatina e da cafeína aumentam o meu desempenho esportivo, algo muito necessário, principalmente naqueles dias em que o treino era mais exigente do que o normal.

Na hora de treinar, os treinos dentro do ginásio são minha opção habitual, mas não são imprescindíveis. Eu, pessoalmente, me divirto com o treinamento de força direcionado as séries de alta intensidade com poucas repetições e intervalos muito longos, e combino com treinos de hipertrofia, de intervalos de repetições ligeiramente mais altos e uma intensidade menor, mas com intervalos mais curtos do que me permitissem gerar um maior estresse metabólico.

Às vezes saio a correr ou assisto às aulas de kickboxing, mas não é o habitual, já que, como já comentado, o que realmente eu gosto é de levantar pesos.

Geralmente, o esqueleto da minha rotina de treinamento consiste em exercícios multiarticulares. Estes exercícios são os que se permitem envolver uma maior quantidade de músculos em um mesmo movimento, de modo que me permitiu ganhar mais resultados em menos tempo. Isso é algo fundamental, já que tenho que combinar os treinos com as aulas, o trabalho e os vídeos que eu subo para meu canal do YouTube.

Alguns exemplos destes exercícios são o supino, os fundos em paralelas, o press militar, o remo com barra, as flexões, agachamentos ou o peso morto. Eu gosto muito, porque ao trabalhá-los, gera uma resposta hormonal muito maior do que com exercícios mais analíticos como os curls de bíceps ou as extensões de tríceps e, além disso, você pode ganhar muito mais força.

Todos esses exercícios me permitiam queimar uma grande quantidade de calorias ao longo da semana, enquanto lhes dava a meus músculos, o estímulo necessário para que não se atrofiasen, o que poderia perder gordura sem que a minha quantidade de massa muscular total estivesse em perigo.

Não se esqueça que o descanso

Um último ponto a ter em conta é o descanso. Se você seguir uma rotina de treino e você se esforça muito, mas não lhes dá a seus músculos o descanso de que necessitam, nunca vai crescer. O descanso impacta em sua saúde de várias formas, e se continuamente está cansado não só rendirás menos no esporte, mas que também lhe custará muito mais a perder gordura e ganhar massa muscular.

Isto se deve a que vai aumentar muito o seu nível de cortisol e, no entanto, diminuir o nível de testosterona, hormônios que, de forma resumida, e, entre outras funções, destroem e criam músculo, respectivamente.

Por isso, sempre tento dormir pelo menos 8 horas, e os dias que me é impossível tentativa de compensar a dormir uma sesta na mesma tarde ou a dormir mais durante o dia seguinte.

Minha função durante este ano será ajudá-lo a melhorar seus hábitos de vida, para que atinja todos os alvos que deseje, tendo sempre em conta a saúde como um dos pilares básicos. Seja para melhorar seu físico, seu desempenho atlético ou sua vitalidade, não perca os artigos desta nova seção.

Deixe uma resposta