Valor nutricional da Couve manteiga, refogada

Curiosidades:
A couve é da família das crucíferas, da qual existem numerosas variedades.
Os membros da família das crucíferas ( couve-flor, couve de Bruxelas, brócolis, couve-chinesa, repolho) são excelentes fontes de compostos funcionais como isotiocianatos, indóis, tiociananatos e nitrila, substâncias químicas que podem oferecer proteção contra o câncer.
Para que estas substâncias benéficas sejam liberadas e aproveitadas por nosso corpo é fundamental que sejam trituradas ou mastigadas ainda cruas e sem a presença de substâncias ácidas, portanto nada de consumi-las com bastante vinagre ou limão. Tampouco serve aquela couve muito cozida que já está quase marrom, é preciso que esteja bem verdinha.
Ao ser mastigada ou triturada é que ocorre a liberação de uma enzima chamada mirosinase que libera seus bioflavonóides. Além disso, o vegetal é rico em vitaminas e sais minerais e portador de boa quantidade de ferro, cálcio, potássio e ácido fólico.
A couve crua contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas, e esta vitamina aumenta a capacidade de absorção de ferro e cálcio pelo nosso organismo.
O cálcio contido na couve é 57% mais disponível para absorção contra 37% do cálcio dos produtos lácteos, sendo portanto uma fonte ideal para quem necessita de maiores teores de cálcio, mas não pode consumir lácteos.

Couve manteiga, refogada

Imagem: Couve manteiga, refogada

Abaixo veja a tabela nutricional

Tabela Nutricional

Couve manteiga, refogada

Quantidade 100 gramas
Água (%) 81,5
Calorias (Kcal) 90
Proteína (g) 1,7
Carboidrato (g) 8,7
Fibra Alimentar (g) 5,7
Colesterol (mg) n/a
Lipídios (g) 6,6
Ácido Graxo Saturado (g) 1,0
Ácido Graxo Mono insaturado (g) 1,6
Ácido Graxo Poli insaturado (g) 3,6
Cálcio (mg) 177
Fósforo (mg) 33
Ferro (mg) 0,5
Potássio (mg) 315
Sódio (mg) 11
Vitamina B1 (mg) traços
Vitamina b2 (mg) 0,05
Vitamina B3 (mg) traços
Vitamina C (mg) 76,9