Ferritina é uma proteína que existe no nosso sangue e traduz a reserva do elemento Ferro no nosso organismo. Se encontra em maior quantidade no fígado, mais está presente em todas as células, principalmente quando está associada ao ferro . O ferro é o elemento responsável pela formação dos glóbulos vermelhos e hemoglobina que são responsáveis pelo transporte de Oxigênio para nossos tecidos. A deficiência de glóbulos vermelhos e hemoglobina, caracterizam as anemias.

Ferritina Alta

As principais causas de ferritina alta podem se dar  devido aos seguintes fatores:

  • Elevado consumo de alimentos ricos em ferro;
  • Eleva-se também nas anemias hemolíticas e siderobásticas e lesões hepáticas;
  • A Ferritina pode ser elevada durante períodos de má-nutrição aguda.
  • 25% dos pacientes com hepatite crônica têm aumento da ferritina.

Tratamento da ferritina alta

Um tratamento simples e utilizado por médicos é realizado através de sangrias, em que se retira o sangue de forma regular para evitar a acumulação de ferro. De maneira a obrigar o corpo a gastar mais ferro pelo processo de fabricação de mais sangue, um processo em que o organismo precisa de ferro. Assim irá retirá-lo dos seus depósitos gastando o excesso. Outra maneira é utilizando medicamentos quelantes do ferro, que promovem a excreção deste elemento. O problema com estes medicamentos é o seu custo elevado e os seus efeitos colaterais

Realizar a diminuição de ferro através de uma dieta é complicado devido a muitos alimentos serem ricos no nutriente, não existe dieta balanceada sem ferro.

Ferritina Baixa

Os sintomas da ferritina baixa ocorrem devido ao baixo consumo de alimentos ricos ferro. Existem dois tipos de ferros dietéticas; heme e não-heme ferros.

Pacientes que sofrem de hipotireoidismo são surpreendidos ao saber que eles sofrem de baixos níveis de ferritina. A falta de ferro no organismo pode indicar ferritina baixa e que pode levar à anemia. Níveis baixos de ferritina (<50 ng/mL) tem sido associados a sintomas de síndrome das pernas inquietas, mesmo na ausência de anemia ou doença. Ferritina baixa também pode indicar deficiência de vitamina C.

Tratamento da ferritina baixa

Consumir alimentos ricos em ferro é o primeiro passo, para facilitar a absorvição do ferro devemos ingerir alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico).