Bula de Fluoxetina

A Fluoxetina é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor, sensação de bem-estar. Suas principais indicações são para uso em depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e bulimia nervosa. É utilizado na forma de cloridrato de fluoxetina, como cápsulas ou em solução oral. É conhecido comercialmente como Prozac ou Eufor 20.

Neste artigo:

Engorda ou Emagrece | IndicaçõesEfeitos Colaterais | Para Emagrecer | Preço | Dúvidas

Fluoxetina Engorda ou Emagrece?

Você não sabe para que serve a fluoxetina?  Apesar de alguns profissionais da saúde indicarem o remédio para a perda de peso, sua função não é esta. Ele é indicado para uso em depressão moderada à grave.  A dieta continua sendo fundamental para redução e manutenção do peso ou ganho de peso. Apesar disso a fluoxetina é capaz de ajudar no emagrecimento por ajudar a controlar a ansiedade, que  muitas vezes é o que leva o indivíduo a comer exageradamente mesmo sem fome.

Indicações

Cloridrato de Fluoxetina é indicado para o tratamento da depressão, associada ou não à ansiedade,bulimia nervosa, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) incluindo, Tensão Pré-Menstrual (TPM), irritabilidade e disforia.

Fluoxetina Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais conhecidos do uso desse remédio são:

  • boca seca,
  • náuseas,
  • sangramento vaginal,
  • confusão mental,
  • excesso de prolactina,
  • Confusão mental,
  • ideias de suicídio,
  • perda de apetite.

Além de todos estes efeitos colaterais listados acima, muitos outros podem ocorrer, seu uso pode até causar dependência.

Melhor alternativa para emagrecer

Procurar uma dieta que controle a ingestão de calorias – hipocalórica, ou seja consumir menos calorias do que se gasta e praticar exercícios físicos é a melhor maneira de conseguir perder peso, aliar exercícios a sua dieta lhe traz muitos benefícios como até alguns que a própria fluoxetina proporciona como redução no stress, diminuição da ansiedade,  além de queimar aquelas gordurinhas extras. Se você tem muita dificuldade pode procurar um nutricionista e opções de suplementos para ajudar a atingir seus objetivos, determinação é importante, procurar uma vida saudável é sempre a melhor opção, evite o uso de medicamentos para atingir fins estéticos.

Fluoxetina Preço

O preço depende da dose do remédio e quantidade na embalagem, temos opções a venda de 10mg e 20mg, quanto maior a dosagem mais caro, os preços variam de R$ 4,50 à R$ 20,00.

Dúvidas comuns sobre este medicamento

A fluoxetina ajuda em problemas com ejaculação precoce?
O fato da fluoxetina ajudar no controle da ansiedade pode ser usado neste fim, mais é sempre bom ver como última opção, um tratamento psicológico é mais indicado para este problema, pode acontecer dos problemas voltarem após parar o seu uso.

A fluoxetina causa impotência?
Este remédio está presente na lista de medicamentos que podem causar impotência sexual, poucos são afetados com este colateral, tudo volta ao normal após sessar o seu uso.

O uso durante a gravidez ou amamentação acarreta riscos?
Pesquisadores estudaram os efeitos da Fluoxetina durante a gravidez e na amamentação, em mais de 1.000 gestantes e descobriram que essas mulheres não tinham mais propensão a dar à luz um bebê com alguma anormalidade significativa do outras que não tomavam o antidepressivo.

Ingerir álcool durante o tratamento com fluoxetina
Você está tomando um estimulante de neurotransmissores e um depressor do sistema nervoso central e estará associando o álcool, que potencializa o efeito destas medicações. De acordo com a dose e a sua sensibilidade as substâncias ingeridas pode haver desde um estado de grande estupor (lentidão e falta de reflexos) até coma, com possível morte de partes do tecido cerebral que podem ser reversíveis ou não.
Podem ainda ocorrer convulsões com consequências destrutivas ao cérebro ou não, AVC, parada respiratória e cardíaca.