Valor nutricional do Inhame, cru

Curiosidades:
O Inhame limpa o sangue, é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
O inhame fortalece o sistema imunológico, os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios…
O inhame evita malária, dengue e febre amarela, a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
O inhame é mais poderoso que a batata, e tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

Inhame

Imagem: Inhame

Abaixo veja a tabela nutricional

Tabela Nutricional

Inhame, cru

Quantidade 100 gramas
Água (%) 73,3
Calorias (Kcal) 97
Proteína (g) 2,1
Carboidrato (g) 23,2
Fibra Alimentar (g) 1,7
Colesterol (mg) n/a
Lipídios (g) 0,2
Ácido Graxo Saturado (g) n/a
Ácido Graxo Mono insaturado (g) n/a
Ácido Graxo Poli insaturado (g) n/a
Cálcio (mg) 12
Fósforo (mg) 65
Ferro (mg) 0,4
Potássio (mg) 568
Sódio (mg) traços
Vitamina B1 (mg) 0,08
Vitamina b2 (mg) traços
Vitamina B6 (mg) 0,11
Vitamina B3 (mg) traços
Vitamina C (mg) *