Olá hoje vou passar algumas dicas importantes para dor de garganta, para que você cuide melhor dela e evite que ela fique irritada ou até pegue algum tipo de bactéria ou inflamação, afinal de contas melhor prevenir do que remediar, mais se você também precisa de maiores cuidados com sua garganta não se preocupe caso o seu problema não seja sério temos algumas dicas, mais se os sintomas persistirem procure logo um médico.

Vamos lá para nossas 15 dicas para dor de garganta:

  1. Se o ar está muito seco umidifique-o, escolha um lugar onde você fique por um longo período do dia, pode ser no quarto, no escritório (pode-se usar um umidificador, disponíveis em farmácias ou em muitas lojas, ou toalhas umedecidas com água, já ajudam a melhorar a qualidade do seu ar).
  2. Em caso de dor de garganta evite falar demais ou cantar muito para não agravar a situação.
  3. Evite locais esfumaçados e se possível não fume enquanto estiver com dor de garganta (o tabaco tem uma ação muito irritante sobre a mucosa da garganta).
  4. Lave as mãos frequentemente com sabão (15 segundos), isso vai prevenir a transmissão para outras pessoas e evitar uma transmissão.
  5. Em caso de dor de garganta, tome cuidado para não tocar a área dos olhos, incluindo pálpebras. Porque o vírus da garganta pode causar conjuntivite. Evite, portanto, principalmente levar a mão à boca e, em seguida, ao nível dos olhos.
  6. Beba muito líquido, incluindo chás de ervas (feito a partir da sálvia) e bebidas ou chá com mel. Beba muita água, ela também ajuda a curar uma inflamação de garganta. Com efeito, em caso de inflamação de garganta, a garganta fica seca e com pouco muco, sendo que esse tem um efeito protetor contra agentes infecciosos. Beber ajuda a reforçar o muco.
  7. Tome essencialmente alimentos líquidos (sopas, sucos, vitaminas) para diminuir a dor ao deglutir.
  8. Chupe pastilhas para a garganta, isso aumenta a secreção salivar e favorece a cura. Todavia, procure prestar atenção e respeite as indicações da bula do medicamento para não abusar.
  9. Alimentos ácidos irritam a garganta por isso você deve ter cuidado com eles, e não exagerar.
  10. Faça gargarejos,  à base de infusão de sálvia, tomilho ou camomila, por exemplo.
  11. Trate-se com plantas medicinais ricas em mucilagens, em forma de infusões ou pastilhas.
  12. Tome até 1 grama de vitamina C ao dia, também zinco até 4 pastilhas ao dia, durante no máximo 5 dias) quando a dor de garganta estiver declarada permite reduzir pela metade a duração dos sintomas das dores de garganta.
  13. Não deixe o frio atacar diretamente o seu pescoço durante o inverno, utilize roupas que o protejam como um cachecol.