semente-de-sucupiraA sua origem é de uma árvore nativa rústica e é mais comum nas regiões intermediárias, tem em um porte de 8 metros a 16 metros de altura. Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de agosto e setembro apresenta floração roxa e azulada. O chá de Sucupira, segundo contam, é excelente para dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio, e artrites.

Neste artigo:

Para que serve | Benefícios | Chás | Óleo |  Como preparar | Efeitos Colaterais

Para que serve

A sucupira possui quesitos que servem como ação antibiótica. O seu maior uso, essencialmente os que meus avós costumam ministrar, é para o uso de irritação na garganta ou infecção na língua e região da boca. Pode ser ministrado como um chá quente da semente.

Benefícios

  •  Utilizado para combater a úlcera, gastrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário.

Olé de Sucupira

O óleo retirado da casca e das sementes, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. Os tubérculos ou nódulos da raiz, também conhecidos como Batatas-de-Sucupira, são utilizados no controle do diabetes. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes de sucupira são úteis no combate de tumores de próstata.

Chá de Sucupira

Os indígenas já usavam a sucupira para o tratamento de vários males e enfermidades, consumindo o chá ou a infusão de vinho da planta. Hoje, a medicina fitoterápica oferece o extrato da semente de sucupira em cápsulas, no entanto, o seu chá pode ser preparado em casa.  Este chá é recomendável para tratamento de doenças ósseas, artrite, artrose, reumatismo, úlceras, dermatoses, reumatismo agudo, antidiabético.

Como Preparar

São 4 sementes para cada litro de água. (Este é o único ponto sobre o qual não há divergência.. .quanto ao resto, cada um faz de um jeito.) As sementes devem ser lavadas e cortadas no mínimo em quatro partes. A semente de sucupira é muito dura e a melhor forma que encontrei para fazer isso foi usando a tábua de carne, uma faca e um martelinho.. .não gostei da alternativa de socar as sementes…mais complicado e envolve mais esforço. A água deve ser fervida por alguns minutos, abaixa-se o fogo, e joga as sementes cortadas. Eu tenho deixado as sementes por um minuto e meio na fervura para depois apagar o fogo, tampar a panela e deixar esfriar.

Efeitos Colaterais

De acordo com Mary Ann ainda não foi realizado nenhum estudo relacionado à toxidade do produto. Por se reproduzir em várias regiões do país, são diversas as espécies existentes da semente. Logo, é possível encontrar distintas composições. Ao serem consumidas, cada uma delas pode gerar então comportamentos diferentes, inclusive sérios danos à saúde, como a intoxicação.