Valor Nutricional do Tomate

Curiosidades:
O tomate é boa fonte das vitaminas A, B e C, e de sais minerais como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio. O tomate também tem um baixo teor de calorias.
A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, mucosas e pele, auxilia o crescimento e evita infecções.
As vitaminas do Complexo B ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificam o músculo cardíaco, colaboram para a pele e para o crescimento. Já a vitamina C, principal componente do tomate, dá resistência aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, contribuindo no combate a infecções e cicatrização de ferimentos.
O tomate é excelente vigorizador do organismo, purificador do sangue, combate doenças do fígado, o desgaste mental, perturbações digestivas e pulmonares, sendo contra-indicado para pessoas que sofram de fermentações gástricas e acidez no estômago.
O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais e, na luta contra infecções em geral, exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

Tomate

Imagem: Tomate

Abaixo veja a tabela de valor nutricional

Tabela Nutricional

Tomate

Quantidade 100 gramas
Água (%) 95,1
Calorias (Kcal) 15
Proteína (g) 1,1
Carboidrato (g) 3,1
Fibra Alimentar (g) 1,2
Colesterol (mg) n/a
Lipídios (g) 0,3
Ácido Graxo Saturado (g) n/a
Ácido Graxo Mono insaturado (g) n/a
Ácido Graxo Poli insaturado (g) n/a
Cálcio (mg) 7
Fósforo (mg) 20
Ferro (mg) 0,2
Potássio (mg) 222
Sódio (mg) 1
Vitamina B1 (mg) 0,12
Vitamina b2 (mg) traços
Vitamina B6 (mg) 0,02
Vitamina B3 (mg) *
Vitamina C (mg) 21,2