Granola e seus beneficios receitas com granola, para que serve, a granola engorda ou emagrece? Tire todas as suas dúvida aqui.

Indíce:

Granola

A Granola é uma mistura de cereais torrados com algumas castanhas, sementes e açucares, existem vários tipos de granola hoje em dia no mercado que agradam a todos os gostos. É amplamente consumida no café da manhã e geralmente é acompanhado com leite, açaí, iogurte ou qualquer tipo de fruta, como morango e banana, por exemplo. É muito nutritivo, saudavel, saborosa e rica em fibras.

Granola e seus benefícios

A mistura de frutas secas (as mais comuns são a uva-passa e o coco), grãos (aveia, fibra de trigo e flocos de arroz), sementes (amendoim, castanha de caju e castanha-do-pará) e açúcar (mascavo ou orgânico) podem trazer diversos benefícios como, por exemplo, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a absorção de gorduras dos alimentos. Outro fator favorável do consumo da granola é o controle da glicemia (o que previne doenças como diabetes), já que contém muitas fibras. Tem também o poder de aumentar a saciedade por mais tempo, além de ajudar o aparelho digestivo a funcionar melhor.

Granola para que Serve?

A granola dá uma força para o intestino funcionar direitinho, além de ter vitaminas A, B e C, proteínas e ferro. Ela leva vantagem sobre outros cereais matinais, como o Corn Flakes, porque tem maior variedade de grãos

A Granola engorda ou emagrece?

Depende, só, de como você fará uso dela. A granola é deliciosa, principalmente se adicionada ao iogurte, com função de facilitar o trânsito intestinal e fornecer minerais como o selênio. É um alimento feito de uma mistura entre cereais (aveia, flocos de arroz, germe de trigo, flocos de milho, gergelim e linhaça), frutas desidratadas (uva passa, maçã, coco), frutos oleaginosos (castanha do Pará, e nozes) e açúcar mascavo, o que faz desta composição ser bastante indicada para uma dieta, pois fornece a maioria dos nutrientes necessários ao corpo de uma maneira mais concentrada e consequentemente com menos calorias por nutriente ingerido.

Granola para emagrecer

A granola pode sim ajudar a emagrecer e muito, ja vimos muitos de seus beneficios, para emagrecer tudo vai depender de você apenas, tenha uma dieta balançeada controle o seu gasto calórico diário só assim irá perder peso a granola em sí não faz emagrecer mais auxilia para que seja um processo saudavel, por ser rica em fibras também irá ajudar a controlar o apetite.

Granola para Ganho de Peso ou massa muscular

Muitos atletas praticantes de alterofilismo buscam na granola um auxilio ao ganho de calorias extras de qualidade para o ganho de massa muscular de qualidade sem ganhos significativos de gordura. Para o ganho de peso também deve ser feito uma dieta esta com um aumento na ingestão diarias de calorias, 200 calorias a mais do que se gasta já é suficiente para ganhar algo em torno de 2 kilos ao mes de pura massa muscular, vale lembrar que dificilmente se consegue ganhar mais que 2 kilos de massa magra durante um mes de treinamento, então não adianta sair comendo como um doido e tudo que ver pela frente porque o resultado por não ser nada satisfatório e bem visivel se é que me entende. Então caprixe na qualidade da sua alimentação adicione a granola ao café da manhã junto com frutas leite, queijos, e alimentos ricos em proteinas.

Informação Nutricional

Receitas com Granola

Ingredientes:

Uma xícara com 100 gramas de granola tem 421 calorias. É a mesma quantidade do muesli, que tem ingredientes bem parecidos com os da granola. Mas é mais que 100 gramas de Corn Flakes, que tem 350 calorias.

500 g de aveia laminada (ou em flocos grossos);

1 xícara de linhaça ;

1 xícara de gergelim;

1 xícara de açúcar mascavo (se gostar menos doce, diminua um pouco);

1 xícara de castanha de caju granulada (ou qualquer outra castanha); (OPCIONAL).

½ xícara de coco ralado (seco ou fresco); (OPCIONAL).

1 xícara de farinha de soja (grão de soja tostado e moído fino);

2 xícaras de passas ;

2 xícaras de flocos de milho (aquele cereal de milho sem açúcar);

1 pitada de sal.

Modo de Preparar

Faça um melado do açúcar com um pouquinho de água (ferva um pouco). Misture tudo, com exceção das passas e dos flocos de milho. Disponha tudo em uma assadeira em leve para tostar no forno, à temperatura baixa. Mexa de vez em quando até dar o ponto (crocante). Espere esfriar e acrescente as passas e os flocos de milho. Guarde em pote de vidro bem fechado. Rende mais ou menos 1kg. É bem mais gostosa do que a industrializada.