O que são os Multivitaminicos ou Polivitaminicos

Multivitaminicos ou Polivitaminicos são complexos vitamínicos-minerais essenciais para todos, pois possuem a capacidade de suprir as necessidades de micronutrientes que a dieta da maioria das pessoas não é capaz.

Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes “essenciais”. Isso significa que nosso corpo não é capaz de produzi-los. Sendo assim, eles precisam ser obtidos por meio dos alimentos que comemos ou da suplementação. Esses nutrientes são vitais para nossa saúde, pois servem de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluidos e produção de energia.

Se no corpo estiver faltando apenas um desses nutrientes vitais, sintomas de deficiências podem aparecer. Os sintomas podem variar muito, mas entre eles podemos destacar: fraqueza muscular, deterioração de tecidos de conectividade e supressão da função imunológica. Diversos estudos, como os do College of Sports Medicine e outras universidades, mostraram que devido ao fato de pessoas ativas, como esportistas e praticantes de atividades físicas, gastarem esses nutrientes mais rapidamente, é comum que eles precisem de mais vitaminas e minerais “multivitaminicos” do que outras pessoas menos ativas.

Dependendo de seu objetivo, você deve prestar ainda mais atenção em alguns micronutrientes encontrados no multivitaminicos ou polivitaminicos:

Crescimento muscular e recuperação: cálcio, cobre, magnésio, fósforo, potássio, tiamina, vitamina C, vitamina D, zinco.

Energia e resistência: ferro, magnésio, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio, riboflavona, sódio, tiamina, vitamina B12.

Saúde e longevidade: cálcio, ácido fólico, riboflavona, vitamina A, vitamina B12, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, vitamina E, zinco.

Saúde da mente: ácido pantotênico, vitamina B6.

Lembre-se de que você pode aumentar o consumo de nutrientes por meio também de outros suplementos e alimentos como multivitaminicos e polivitaminicos. O principal propósito dos multivitamínicos convencionais é fornecer o mínimo para prevenir a deficiência de vitaminas e minerais. Contudo, você pode atingir benefícios para a saúde e performance com uma maior ingestão de alguns nutrientes específicos.
Então qual multivitamínico devo escolher?

Para tomar uma decisão na hora de comprar é necessário estar bem informado. Dividimos os multivitamínicos em algumas categorias e colocamos o máximo de informação possível na página de cada produto. O CorpoPerfeito também já fez uma filtragem dos multivitamínicos no mercado para oferecer a você apenas as melhores marcas e produtos registrados.

- Na hora de escolher seu multivitamínico tenha em mente as seguintes classificações:

Multivitamínicos em tabletes: Vitaminas e minerais para suprir as necessidades diárias de micronutrientes, apresentadas sob a forma de tabletes.

Multivitamínicos em cápsulas: Vitaminas e minerais para suprir as necessidades diárias de micronutrientes, apresentadas em cápsulas. Muitas pessoas preferem cápsulas por ser mais fácil de engolir.

Multivitamínicos para maiores de 50 anos: Vitaminas e minerais para suprir as necessidades especiais diárias de micronutrientes de pessoas acima dos 50 anos.

Multivitamínicos antioxidantes: Combinação de vitaminas e minerais antioxidantes com o propósito de defender o corpo dos efeitos negativos dos radicais livres, auxiliando assim na manutenção de uma boa saúde.

Multivitamínicos anti-estresse: Combinação de vitaminas e minerais com o propósito de combater o estresse e seus efeitos nocivos no corpo, auxiliando assim na manutenção de uma boa saúde.