É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), assim considerada um alimento funcional.

A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza

COMPONETES E BENEFÍCIOS

  • Mais rica fonte de ômega 3 encontrada na natureza.
  • Benefícios: prevenção de doenças cardiovasculares, previne e melhora os sintomas de depressão, auxilia para melhor funcionamento do cérebro (atenção e memória), ajuda na redução do colesterol ruim, na diabetes, osteoporose, redução de peso, possui propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon, é ótimo para um bom aspécto da pele.

    Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular.

  • Omega 6 Benefícios: reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas. Ótimo anti-inflamatório natural: diminuição dos sintomas para quem sofrem de eczema atópico, dermatite, neuropatía diabética, dor no peito, símdrome pré-menstrual, artrite reumatóide, pressão arterial elevada, e inflamações gerais.
  • Contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Para se ter uma pequena idéia dos benefícios da linhaça confira a lista abaixo:

  • Rejuvenescedor
  • Baixa de peso
  • Auxilia no combate a anemia
  • Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc…
  • Auxiliar no combate à acne.
  • Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
  • Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
  • Auxiliar no controle Diabete – da glicemia

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.

  • Vitalidade Física
  • Sistema Digestivo
  • Sistema Nervoso
  • Doenças Inflamatórias
  • Retenção de Líquidos
  • Sistema Imunológico
  • Sistema Cardiovascular
  • Funcionamento Intestinal
  • Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
  • Para combater a agressividade e a obesidade
  • Condições da Pele e do Cabelo

Como utilizar a Linhaça

Basta 1 colher de sopa da farinha de linhaça diariamente. O efeito benéfico é progressivo então deve virar um hábito em sua alimentação.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir.

Você pode comprá-la já triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

A linhaça pode ser utilizada em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.