Se você é magro e tem aquela dificuldade para ganhar peso, e come muito mais não vê resultado algum, vou mostrar pra vocês neste artigo como o uso de suplementos alimentares aliados a uma boa dieta e pratica de exercícios pode trazer o resultado tão sonhado de chegar ao seu peso ideal, bem o meu biótipo é esse mesmo que a maioria de vocês que está aqui e tem dificuldade de engordar, sou ectomorfo, bem vou explicar para vocês parte a parte cada uma das coisas que irão ajudar você a engordar, para isso não é necessário só comer muito mais também vai ter que aprender um pouco como seu biótipo funciona, se você entende como ele funciona você vai saber mais fácil o que ele precisa, ou o que falta para chegar lá. Suplementos alimentares servem exatamente para isso que tem o seu nome fala, ou seja, um suplemento é algo para ajudar a suprir alguma necessidade, então para quem quer engordar, o suplemento correto seria algo que complementasse o seu gasto calórico diário, para que está conta ao final do dia fique positiva e você tenha as calorias necessárias para que aumente os seus tecidos musculares, afinal se você está querendo ganhar peso, você não está querendo exatamente ganhar gordura, todo mundo fala que precisa engordar mais na realidade o que elas querem é aumentar o seu peso e isso significa aumentar a sua massa muscular.

O seu Biótipo

Ectomorfo é quem tem um biótipo magro e com pouca massa muscular e tem dificuldade para engordar, significa que as pessoas com este biótipo tem um metabolismo acelerado que queima as calorias mais rápido do que elas podem armazena-las, elas precisam ingerir mais calorias pois gastam mais calorias durante o dia, mesmo fazendo o mesmo exercício ou trabalho ou caminhada, ou até mesmo dormindo, que outros biótipos. Então para obter resultados no ganho de peso para este biótipo a fórmula é a seguinte, treino com pesos, grandes cargas, pouco tempo de treino, e o restante fica por conta da sua alimentação, suplementação e descanso. Não adianta você ir correr na praia todo dia e achar que vai se comer muito vai ganhar peso. Não funciona assim, para quem tem dificuldade em ganhar peso, o melhor é a musculação com cargas, ou seja, você vai ter que se impor ir para a academia e aprender a ganhar massa muscular através de treinos com peso, o treino é só uma parte de todo um conjunto no qual você vai ter que se adaptar e deixar a preguiça de lado e ir em busca do seu objetivo, do corpo ideal.

Sua Alimentação

Para quem precisa engordar a alimentação é parte muito importante com certeza, afinal é dela que você vai tirar todos os nutrientes que são necessários para construir novas células e chegar ao seu objetivo, você vai precisar de alimentos de grande qualidade nutricional, como alimentos ricos em proteínas, carboidratos e até mesmo gordura, mais tudo na sua quantidade correta para suprir as suas necessidades diárias, o ideal para um almoço vocês já devem imaginar, uma parte de proteína uma parte de carboidratos e duas partes de vegetais e salada, outra parte muito importante é sua hidratação beba muita água, de 3 a 4 litros ao dia. Outro ponto importante é o número de refeições diárias que você faz, afinal para crescer você precisa que durante todo o dia o seu corpo esteja sendo abastecido com os nutrientes que ele necessita, então se alimente de 3 em 3 horas e faça de 6 a 8 refeições ao dia, veja quantas calorias você gasta durante o dia e ingira de 200 a 400 calorias a mais, são essas calorias que irão fazer com que você ganhe peso, não ultrapasse este limite de 400 kcal ao dia isso pode significar um acumulo de gordura na barriguinha no final do mês. O ideal é você montar uma dieta para variar os alimentos e ter uma ideia do que você vai necessitar durante o dia, eu recomendo uma dieta hipercalórica. Procurem montem e adaptem as suas necessidades sempre com alimentos de alta qualidade em nutrientes.

Descanso

Para poder ganhar peso é ideal dormir direito, dormir numa média de 8 a 10 horas ao dia é o ideal, distúrbios no sono são grandes responsáveis pela perca de peso, por isso durma bem, descanse, que os resultados viram. Outro ponto importante é que durante este processo de aumento de peso evite exercícios aeróbicos, pois eles gastam grandes quantidades de calorias, e quanto mais calorias você gastar, maior terá que ser a sua dieta e  maior será a dificuldade no ganho de peso.

Treino

Para ganhar peso rápido, é essencial que você vá para academia treinar com pesos e faça tudo da maneira correta, prestem muita atenção aqui, pois irei compartilhar alguns pontos que são essenciais e que vejo muito passarem por despercebidos, não ligue para quem está na academia, se concentre e faça o seu treino, para o seu biótipo não vai ter tempo para conversinhas e aquela social na academia seu treino deve ser rápido e intenso, deve durar de 40 a 50 minutos no máximo, preste muita mais muita atenção mesmo se esta fazendo os exercícios corretamente, nada de querer pegar mais peso que você consegue se certifique de pegar a quantidade certa de peso para fazer o exercício em sua amplitude total e forçar seus músculos ao  máximo isto é muito importante mesmo, vejo muita gente na academia que pega mais peso que pode e faz os exercícios de forma totalmente errada, isso pode te deixar com a coluna torta e trazer muitos outros malefícios, além de que você ira demorar ainda mais para alcançar os seus objetivos. Beba água durante o treino para se manter hidratado.

Suplementos para engordar

Se você é iniciante o simples uso de maltodextrina com whey protein no pós-treino, ou seja, logo após o termino de seu treino já será suficiente para ver grandes resultados, isso tudo aliado à dieta, descanso, treino e suplementação, agora se você não tem tempo para comer direito, ou dificuldade na ingestão de alimentos o uso de um hipercalórico pode ajudar a suprir as suas necessidades calóricas diárias também pode ser adicionado.

Vou mostrar uma lista com os melhores suplementos para engordar

Whey Protein

Whey Protein é a mãe de todas as proteínas, a mais famosa e a mais utilizada por fisiculturistas. O Whey Protein é uma proteína naturalmente completa, ou melhor, a mais completa de todas, ela contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa durante o dia.  Whey Protein é uma fonte rica em BCAAs, contendo os maiores níveis do que qualquer outra fonte. A proteína é essencial para aumentar o seu peso, ela é a matéria prima para a construção de músculos e usar o Whey Protein pode significar a certeza de ingerir a quantidade recomendada de proteínas durante o dia, só para lembrar, para aqueles que estão treinando com pesos a quantidade ideal de proteínas a ser ingerida durante o dia é de 1,5 gramas por quilo de seu peso.

Hipercalórico

Os Hipercalóricos possuem entre os ingredientes de sua composição, uma combinação de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais dentre outros nutrientes, além de algumas marcas possuírem Omega-6 e Omega-3 que são ácidos graxos poli-insaturados, gorduras essenciais para a nossa saúde e que devem estar presente em nossa dieta. Eles servem para complementar a ingestão calórica diária com ingredientes de alto valor biológico garantindo qualidade a sua dieta, mais cuidado nem todas as marcas fazem o que deveriam e podem utilizar ingredientes de baixa qualidade o que pode trazer outros resultados, como acumulo de gordura.

Substitutos de Refeição

Substitutos de refeição (MRP – meal replacement) são suplementos com a finalidade de ser uma refeição completa e prática, com proporções de macronutrientes e calorias exatas para substituir os alimentos de uma refeição balanceada. Os substitutos de refeição podem ser em pó, barras ou líquidos já preparados.
Os pós para preparos de shakes podem ser misturados com leite, água ou com o líquido de sua preferência. As barras podem ser facilmente levadas para qualquer lugar e são muito gostosas e práticas. Os líquidos já preparados são muitos gostosos também e práticos.

Os resultados

Se você é iniciante neste tipo de experiência que mostrei aqui, os resultados virão de forma rápida, e seus ganhos podem chegar de 4 a 7 quilos em 12 semanas, o que já irá fazer uma grande diferença em seu corpo, com o passar do tempo você vai aprender cada vez mais como seu corpo funciona, assim aprendendo a explorar os seus limites e a colher os frutos deste trabalho.