Alimentos que contém ferro

Da série Alimentos Ricos:

Alimentos ricos em Cálcio  | Alimentos ricos em Fibras | Alimentos ricos em Carboidratos | Alimentos ricos em Proteínas

Quais os  alimentos que contém ferro?

Entre os alimentos ricos em ferro que podem ser incluídos na dieta das crianças estão o brócolis, a carne de peru, ervilha seca, espinafre, feijão preto, fígado de boi e de galinha, gema de ovo, lentilha seca, patê de fígado e a soja.

Imagens de alimentos que contém Ferro

[nggallery id=6]

Como aumentar a absorvição de ferro

É possível aumentar a capacidade de absorção do ferro, fazendo com que a criança consuma alimentos ricos em ferro, acompanhados de suco de laranja, limão ou acerola, uma vez que a vitamina C facilita o aproveitamento do ferro.

Alimentos que dificultam a absorvição de ferro

Refrigerante à base cola, chás e cafés possuem substâncias que diminuem a quantidade de ferro dos alimentos e devem ser evitados durante o almoço e jantar.
As refeições complementadas com leite ou sobremesas à base de leite costumam dificultar a absorção de ferro, nesse caso é recomendável um intervalo de três horas entre o almoço e o leite da tarde e o jantar e o leite da noite.

Dicas

Crianças com tendência à anemia, devem ser alimentadas com carnes vermelhas em geral, fígado de boi e gema de ovo, além de folhas verde escuras, como rúcula, agrião e espinafre.

Já a primeira refeição do dia, o café da manhã, deve atender 20% das necessidades diárias calóricas, ou seja, para a criança de um a três anos de idade, cerca de 300 calorias. O cardápio deve ser balanceado em proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.