A Vitamina B1 (nome químico tiamina, anteriormente conhecida também por vitamina F) tem as seguintes funções no organismo:

Função da Vitamina B1

  • Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
  • Auxilia as células no metabolismo da glicose e sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversivel.

A carência da vitamina B1 na alimentação humana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri.

Tem efeito antineurítico e sua ação é antiberibérica. É indispensável a saúde do sistema nervoso, dos músculos e do coração. E como fator de crescimento normal, da regularidade do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. (transforma carboidratos em energia), e da manutenção do apetite. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro. Faz respiração tecidual. Melhora a atitude e o raciocínio. Útil na digestão.

Sinais de falta de Vitamina B1

Insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração.

A deficiência ocorre freqüentemente em pacientes com dependência de álcool, desnutridos, com vômitos freqüentes (incluindo gestantes com hiperêmese gravídica) e após cirurgia bariátrica (gastroplastia redutora).

Podem prejudicar a absorção da Vitamina B1: Álcool, café e cigarro e antiácido.

Há algumas evidências que sugerem que certos peixes de rio cru, ostras cruas, e samambaias produzem uma enzima que destroi a vitamina B1.

Alimentos ricos em vitamina B1

Sintomas da deficiência de vitamina B1

Encefalopatia de Wernicke (Manifestação aguda da carência de vitâmina B1 associada a ingesta de grandes quantidades de glicose. Caracterizada clínicamente por uma tríade clássica: Ataxia, oftalmoplegia e confusão mental.

Síndrome de Korsakoff (é a manifestação neurológica crônica da deficiência de tiamina. Caracterizada por amnésia anterógrada, confabulação e desorientação. Acompanham esses sintomas uma severa apatia e desinteresse por parte do doente, que muitas vezes não é capaz de ter crítica sobre sua condição.

Beribéri (o que inclui perda de peso, distúrbios emocionais, inflamação e degeneração dos nervos, fraqueza e dor nos membros, períodos de batimento cardíaco irregular e edema), insuficiência cardíaca, distúrbio mental, perda de apetite e de energia

Exesso de Vitamina B1 no organismo

As vitaminas hidrossolúveis não são tóxicas e as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando ingeridas em excesso em relação a necessidade corporal, elas são facilmente excretadas na urina e, assim devem ser continuamente supridas na dieta.

Tudo sobre as vitaminas: