Indíce:

Definição:

As proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro. Pesquisas recentes demonstram sua grande aplicabilidade no esporte, com possíveis efeitos sobre a síntese proteica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade, e melhora do desempenho físico. Estudos envolvendo a análise de seus compostos bioativos evidenciam benefícios para a saúde humana. Entre esses possíveis benefícios destacam-se seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico. Esta revisão buscou trabalhos que trazem avaliação das propriedades funcionais das proteínas do soro, tanto em humanos como em animais. Apesar das evidências apresentadas, novos estudos, assim como o desenvolvimento de novos alimentos enriquecidos com as proteínas do soro, com o intuito de facilitar seu consumo por grandes grupos populacionais, são necessários para verificar sua real eficácia.

Whey Protein

Whey Protein e o Anabolismo

O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos. Por isso se manter em um estado anabólico alto, é extremamente importante para o aumento constante da massa muscular.

Pessoas envolvidas em treinos de resistência necessitam de 1,2 a 1,4g de proteína por quilograma de peso ao dia, enquanto que atletas de força, 1,6 a 1,7g. por kg- de peso/dia, bem superior aos 0,8-1,0g. por kg- de peso/dia dia, estabelecidos para indivíduos sedentários. A ingestão de proteína ou aminoácidos, após exercícios físicos, favorece a recuperação e a síntese proteica muscular. Além disso, quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão proteica  melhor será a resposta anabólica ao exercício. O efeito da suplementação proteica com Whey Protein logo no pós treino reflete muito no ganho de força e hipertrofia muscular, quanto maior for esse tempo menores serão os efeitos da suplementação, estudo já realizados provaram a eficacia da suplementação logo após o treino comparando com uma suplementação 2 horas após o treino.
O perfil de aminoácidos do whey protein, principalmente ricas em leucina, pode, desta forma, favorece o anabolismo muscular. Outro destaque do whey protein é por ser muito similar as proteínas do músculo esquelético, fornecendo quase todos os aminoácidos em proporção similar às do mesmo, classificando-se como um efetivo suplemento anabólico, ajudando a evitar o catabolismo, inibindo a degradação proteica muscular.

Comparação dos resultados obtidos devido a sua rápida absorvição

Whey Protein Como Tomar

Logo após o treino, tomar de 30 a 40 gramas de Whey Protein junto com uma solução de glicose. Ocorre que a Whey, que é uma fonte proteica de rápida absorção, sendo assim, deve ser consumida com uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico tal como açúcar, dextrose, mel, maltodextrina, ou então, acredite, alguns suspiros bem doce fará a mágica ou qualquer outro doce não gorduroso. Assim, você fará uma explosão de insulina que drenará todos os aminoácidos da degradação da Whey diretamente para dentro da onde você deseja: Os seus Músculos. Dê mais um intervalo de 40-60 minutos no máximo e faça a sua refeição sólida normal, pós-treino, algo como arroz e/ou batata e o famoso peito de frango ou peru. Não entre naquela conversa de que só se absorve de 30-40 gramas de proteína por refeição que deve ter um intervalo de 2.5 a 3 horas. Ocorre que nós marombeiros abrimos o que é chamado de “janela de oportunidades” após um treino adequado (alta intensidade) e podemos absorver muito mais proteínas e outros nutrientes nesta hora do dia. Não existe estudo que comprove isto bem como não existe estudo que comprove a eficiência de 17-decanoato de nandrolana e metandrostenolona mas todos sabemos que funciona.

O uso de Whey Protein logo ao acordar. Depois de muitas horas sem se alimentar é boa idéia repor proteínas o mais rápido possível. O consumo conjunto com carboidrato de alto Índice Glicêmico continua necessário.

Para os atletas que devem realizar atividade aeróbia logo ao acordar em jejum à fim de perder gordura, tem na Whey um ótimo complemento pós aerobiose.

Whey Protein Beneficios

Resumindo, seus benefícios sobre o ganho de massa muscular estão relacionados ao perfil de aminoácidos, principalmente da leucina (um importante desencadeador da síntese proteica), à rápida absorção intestinal de seus aminoácidos e peptídeos e à sua ação sobre a liberação de hormônios anabólicos, como, por exemplo, a insulina.

  • Ganho de Massa Muscular;
  • Diminuição de gorduras;
  • Otimiza o estado anabólico;
  • Proteína com o mais alto valor biológico;
  • Rico em amino aminoácidos de cadeia ramificada “BCAA“;
  • Rico em glutamina;
  • Efeitos: hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico;
  • Estimulação da sintese proteíca;
  • Evita o catabolismo;
  • Prevenção contra vários tipos de câncer;
  • Aumenta a imunidade do corpo;

Tipos de Whey Protein

WHEY PROTEIN MICROFILTRADA

É conhecida também como lactoalbumina, e é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 8 amino ácidos essenciais aos quais não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Esta whey é rica também em aminoáçidos de cadeia ramificada (BCAA’s) Esta forma é a maior fonte de BCAA’s existente entre os alimentos.
WHEY PROTEIN ISOLADA MICROFILTRADA

Esta forma de proteína contém baixíssimas concentrações de lactose e gordura e contém também 90% de proteína. É extraída por membrana cerâmica através de um processo cross-flow de microfiltração. São várias formas de microfiltração. E introduzida também uma substância chamada glicomacropeptídeo (GMP) que é uma das substâncias bioativas do soro e é formada por 64 aminoácidos. Sua assimilação é facilitada.
WHEY PROTEIN CONCENTRADA DO SORO ATIVO

Sua extração permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do aNABOlismo, pela reparação tecidual, pela recuPERAção muscular e pela liberação dos hormônios IGF I, TGF –B1 e TGF – B2 além de outros aminos considerados essenciais.
WHEY PROTEIN HIDROLISADA

Essa proteína é extraída através de um processo chamado hidrólise enzimática o que confere a essa matéria prima, o título de proteína de maior velocidade de absorção dentre todas as wheys assimiladas no músculo. Ela tem 92% das proteínas alcançada no processo de extração.
WHEY PROTEIN ISOLADA ION EXCHANGE

Esta proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas. Ela é de alto valor biológico (High – VB) e seu processo de extração lhe dá o maior aporte de proteínas nobres concentradas, com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.

Para que serve o Whey Protein

As proteínas do whey protein são de rápida absorção e são fundamentais na construção muscular porque abastecem o corpo com aminoácidos. Sem eles, a recuperação das fibras musculares fica prejudicada e os efeitos da musculação. Se você estiver em uma dieta de emagrecimento ou consumir carne, laticínios e peixes em pouca quantidade, o uso de um bom suplemento proteico é ainda mais importante. O whey sacia, supre o corpo com proteínas e tem muito menos gordura.

Whey Protein Engorda, ou emagrece?

O Whey Protein possui uma certa quantidade de calorias até poucas, o que define se uma pessoa vai engordar ou emagrecer é a sua dieta e o total de calorias ingeridos ao longo do dia se você ingere mais do que necessita ira ganhar massa e peso, se você ingere menos ira perder peso, então o que define o seu aumento ou perca de peso é toda a sua dieta e não somente o uso do suplemento. Você deve ter uma visão geral, para otimizar os seus ganhos ou objetivos, olhando por cima eu diria que os 3 principais pontos que definem se você vai ganhar ou perder peso são: alimentação de qualidade, descanço e a pratica de atividades fisicas apropriadas.

Preço do Whey Protein

O preço do Whey Protein vai variar do seu bolso, pois atualmente no mercado temos várias opções nacionais e importados, os preços variam de R$45,00 a R$ 150,00 reais, o whey concentrado é a forma com mais nutrientes e vitaminas de valor mais baixo, já a opção isolada é mais proteica e ainda mais rápida absorvição e com preço mais alto.